Já é possível prever o futuro

Recentemente, o repórter Juan Buis, do portal The Next Web, escreveu uma matéria sobre o incrível potencial que existe nos vestígios que deixamos pela internet no dia a dia. Seja pelas informações que fornecemos, como nomes e outros dados pessoais ou até mesmo sobre nossas preferências que são identificadas a partir do que compramos ou costumamos consumir de conteúdo. 

 

O artigo This impressive tool uses big data to predict your future está chamando atenção de todo mundo. Resolvemos traduzi-lo para que você também possa se surpreender com a maneira na qual a tecnologia já está influenciando nossas vidas, inclusive o que ainda vai acontecer. No final deste post, você encontra um link para o texto original.

 

Eis o artigo:

 

Uma ferramenta impressionante que usa dados para prever o futuro

 

Usuários da internet deixam uma trilha de dados combinados de mais de 2,5 bilhões de gigabytes por onde passam, todos os dias. Essa é uma quantia surpreendente e ela pode nos dizer muito sobre o nosso futuro. 

 

Trata-se da Predictive World, uma ferramenta que combina grandes dados, informações demográficas e dados personalizados, e usa essas informações para dar uma aparência assustadoramente exata sobre nossas vidas, incluindo aquilo que ainda está para acontecer. 

 

Ao entrar no Facebook, a ferramenta puxa várias informações, como a idade da pessoa, além de outras referências como gênero, páginas visitadas e etc. Então ela combina tudo isso com dados demográficos locais para criar um perfil muito preciso de quem a pessoa é. Por exemplo, é possível adivinhar a altura de quem acessa. 

 

Olha só o que a ferramenta apontou para mim: depois de editar alguns dados adivinhados por ela, dei uma olhada nas diferentes coisas que previu para meu futuro. Ela disse que, aparentemente, vou viver até por volta dos 84 anos. Disse ainda que tenho 7,5% de chances de começar a usar maconha e que neste ano as chances d’eu morrer são de 0,004%. 

 

A experiência de usar a ferramenta é bastante dinâmica, parece que você está usando algum tipo de computador distópico contendo todas as informações do mundo. 

 

O projeto é uma colaboração entre a Universidade de Cambridge e a Watch Dogs 2. Esse verdadeiro vídeo game da vida real, lançado recentemente, oferece um olhar técnico sobre nossa sociedade, cada vez mais conectada e os eventuais riscos que isso pode trazer. 

 

Como um grande tie-in para o jogo, a ferramenta ainda consegue aumentar a conscientização para um perfil impressionantemente preciso, que pode ser feito usando todos esses dados disponíveis. 

 

Clique aqui para ler o texto original!

 

Leia também

Redesign também é marketing digital

Redesign também é marketing digital

Publicidade brasileira é a mais efetiva no digital

Publicidade brasileira é a mais efetiva no digital

Nós queremos ouvir você

Fale com nossa equipe de especialistas. Juntos encontraremos as melhores soluções para o seu negócio.

Av Saturnino Rangel Mauro , nº 365, Pontal de Camburi, Vitória - ES Tel.: +55 27 3074-7233