O que faz uma empresa de marketing digital?

Se você está aqui neste momento lendo este texto, então você precisa ficar sabendo que uma empresa marketing digital já está fazendo parte da sua vida, ainda que minimamente.

 

Ao longo dos mais de 20 anos desde que ela chegou de vez ao Brasil, a internet cresceu e mudou bastante. Uma revolução na maneira de se comunicar e consumir informação aconteceu. O mundo on-line é assim mesmo, se move o tempo todo e você também já está no meio desse movimento. Consegue perceber?

 

Você é capaz de imaginar sua vida hoje sem a internet?

 

Pois saiba que o marketing digital também está presente em nossas vidas, sempre influenciando nas decisões, no sentido de levar as pessoas às melhores escolhas e experiências possíveis.

 

 

Mas, afinal, o que podemos aprender com Marketing Digital?

 

Com o Marketing Digital é possível analisar e traçar os melhores caminhos e os maiores segredos para fazer com que uma empresa possa se comunicar com seu público de forma DIRETA, PERSONALIZADA e no MOMENTO CERTO.

 

Pequenas, médias ou grandes empresas possuem pelo menos estes cinco objetivos em comum:

1 – Atrair novos clientes;

2 – Criar e manter relacionamentos;

3 – Desenvolver uma imagem forte e marcante;

4 – Oferecer experiências incríveis;

5 – Aumentar o faturamento gastando o mínimo possível para isso.

 

É ou não é verdade?

 

 

 

Marketing Digital: ontem e hoje

 

Marketing Digital é constante movimento, veja só:

 

1 - Como era ontem:

  • Nos anos 90, a internet era conhecida como Web 1.0;
  • A comunicação produzia o conteúdo, e o internauta (lembra-se dessa palavra?) consumia passivamente;
  • As empresas presentes no ambiente digital tinham apenas um site institucional.

 

2 - Como é hoje:

  • Mas aí veio o ano 2000 e com ele a era da Web 2.0;
  • A comunicação ficou mais democrática e permitiu que qualquer pessoa produzisse conteúdo;
  • Agora, as pessoas podem interagir entre elas e/ou com suas marcas favoritas. Repare que foi nesta década que redes sociais importantes como o Facebook e o Twitter surgiram. E as redes sociais são as grandes responsáveis por esse caráter colaborativo da produção de conteúdo on-line.

 

3 – Como será no futuro:

A realidade já comprova o que alguns estudiosos previram há anos atrás: a internet num contexto de Web 3.0, em que todos os dados já produzidos até hoje (e também os que estão sendo e os que serão produzidos) poderão ser usados da melhor forma para criar mecanismos ultrainteligentes a partir do que até então se denomina “Web semântica”.  E já há quem fale na Web 4.0, mas isso aí fica para um outro post.

 

 

 

Onde a empresa de marketing digital entra?

 

O tempo passou, a internet veio, se transformou e mudou bastante a nossa vida. No entanto, existem coisas que não mudaram com o passar do tempo. A necessidade de uma empresa se comunicar para sobreviver é uma dessas coisas. O que mudou bastante e continuará mudando é a maneira como isso será feito.

 

Algumas necessidades básicas para a manutenção e o crescimento de toda empresa:

 

1 – Atrair novos clientes e convencê-los de que os produtos e serviços oferecidos contenham as soluções para seus problemas;

2 – Atrair pessoas interessadas em sua marca, que queiram interagir com ela no dia a dia e até conversar com familiares e amigos sobre ela;

3 – Acertar cada vez mais na segmentação de público e dessa forma diminuir a quantidade de erros na comunicação e falar para quem realmente tem potencial de compra, aumentando os lucros;

4 – Ter o controle sobre recursos capazes de mensurar todas as etapas de quaisquer ações de marketing, vendas e relacionamento com o cliente, para ter a condição de realizar gradativamente um trabalho cada vez melhor e que produza maiores resultados.

 

É aí que entra a expertise de uma empresa de marketing digital: compreender todas essas necessidades, e baseada nelas, traçar a estratégia digital com as melhores soluções.

 

 

Uma empresa de marketing digital e seus recursos

 

Quando a gente pensa nas ferramentas usadas por uma empresa de marketing digital para oferecer todas essas soluções para seus clientes, pode acontecer de alguns instrumentos virem à mente de imediato: redes sociais, emails marketing, blogs, anúncios em sites etc.

 

No entanto, essas ferramentas funcionam apenas para canalizar mensagens para impactar determinado público.

 

Mesmo dentro de todo o aspecto lúdico que a internet possui, uma empresa de marketing digital trabalha sempre com foco em resultados medidos através da análise de números, métricas e indicadores. 

 

Por trás de todas as metas a serem alcançadas e dos canais e ferramentas que serão usadas para tal, equipes multidisciplinares e altamente capacitadas trabalham estrategicamente para atrair a pessoa certa na hora certa.

 

 

Atrair tráfego qualificado

Ter um site ou possui perfis em redes sociais não é o bastante para usar a internet a favor de um negócio. Uma empresa de marketing digital possui a expertise necessária para transformar o ambiente on-line num celeiro farto de resultados.

 

Portanto, é preciso garantir que a sua empresa esteja sabendo conversar com o cliente certo, na hora certa e da melhor maneira possível.

 

Uma empresa de marketing digital possui recursos em tecnologia e inteligência para promover ações assertivas que envolvem, por exemplo:

 

  • Definir assertivamente quem é o público-alvo, suas necessidades e desejos e qual o melhor momento para abordá-lo;
  • Criar e revisar conteúdo adaptado para a internet;
  • Definir e utilizar palavras-chave de acordo com o universo do negócio e com a maneira com que buscam por seu produto/serviço/solução;
  • Fortalecer a imagem da empresa através de conteúdo qualificado nas redes sociais e relacionamento, bem como produção de conteúdo para blog e site e consequente reforço no desempenho orgânico nos resultados do Google, por exemplo;
  • Entregar soluções úteis ao cliente, de modo que ele não se sinta incomodado ou interrompido em seus momentos de entretenimento, lazer, trabalho ou estudo.

 

 

 

Gerar leads

Não basta saber segmentar e identificar o público-alvo de determinado negócio, é preciso atraí-lo e saber o máximo sobre suas preferências de consumo e suas necessidades. Uma empresa de marketing digital sabe disso e também aplica na prática:

 

  • Trabalhando com ferramentas, como o email marketing, com foco triplo: persuadir, educar e coletar informações;
  • Reunir conteúdos atrativos em plataformas próprias capazes de explicar e vender seus produtos e serviços de forma instigante, praticamente irresistível para quem lê;
  • Identificar qual o momento em que o cliente está mais propenso a efetuar uma compra e lançar iscas com ofertas imperdíveis e alinhadas as suas preferências, criando uma situação quase perfeita para a conversão e a venda. Recursos e ferramentas como Landing Pages, Call to Action e formulários contribuem para a geração e a nutrição de leads, acompanhando-os na trajetória do funil de vendas.

 

 

Segmentação efetiva

Falamos muito na importância da segmentação, entendimento que vem antes mesmo do uso da internet. Uma empresa de marketing digital não só está pronta para segmentar como também para efetuar essa estratégia pautada em dados e análises reais de modo a:

 

  • Identificar o público-alvo;
  • Conversar, se relacionar com este público;
  • Coletar informações deste público;

 

 

IMPORTANTE:

1 - Saber sobre o nível de conhecimento deste público quanto ao produto e/ou serviço de uma empresa / E então essa será a hora de educá-lo e prepará-lo para a compra;

 

 2 - Identificar com precisão quando o público está apto para comprar / E então essa será a hora de vender!

 

3 - A importância de identificar essas etapas consiste em não fazer uma abordagem desalinhada com o cliente, evitando criar sentimentos de antipatia ou resistência.

 

 

 

Análises, métricas e inteligência

 

Com o marketing digital, até por conta da variedade de recursos das ferramentas utilizadas, é muito mais fácil mensurar dados pontuais e assim elaborar estratégias e caminhos em cima de informações precisas, confiáveis e que indicam o desempenho do todo e de várias etapas e partes dentro do processo, do início ao fim.

 

  • Identificar a quantidade de visitas em um determinado período de tempo;
  • Saber quais as ferramentas estão produzindo o maior número de conversão, quando isso acontece e com qual tipo de mensagem;
  • Saber com clareza a quantidade de investimento em cada ferramenta digital e o quanto cada uma delas tem trazido de retorno;
  • Produzir relatórios com vários indicadores possíveis (e casados com o objetivo) para que o desempenho das campanhas possam ser avaliado em curto, médio e longo prazos.

 

Uma empresa de marketing digital constrói e aplica estratégias inteligentes capazes de fazer uma empresa se destacar na web. Isso é feito com um custo ainda menor do que do que o investido em plataformas tradicionais (offline) e potencializa o relacionamento com clientes naquele lugar onde as pessoas estão passando cada vez mais tempo, a internet.

 

 

 

Soluções para este tempo

 

  • Quanto tempo do dia seus pais passam na internet?
  •  E você, quanto tempo fica?
  • Agora me diga: quantas horas por dia seu filho passa navegando na internet?

 

Percebeu então, na prática, qual é (e será cada vez mais) a grande plataforma de comunicação capaz de reunir pessoas do mundo inteiro a procura de entretenimento, diversão, informação e conteúdos de qualidade?

 

Sua empresa já está on-line?

 

Conte com uma empresa de marketing digital completa e surpreenda-se com os resultados que uma presença digital de qualidade pode trazer para o seu negócio.

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