O verdadeiro limite entre persuadir e manipular na criação de conteúdo


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Os segredos da persuasão não são atributos procurados apenas por políticos e marqueteiros. Persuadir e convencer clientes faz parte dos objetivos de toda empresa, inclusive da sua. Portanto, é importante que os elementos da arte de persuadir estejam presentes na produção de conteúdo realizada por toda equipe de marketing digital.

 

Persuasão: ato ou efeito de persuadir; certeza fortemente estabelecida, convicção.

 

O significado de persuasão tem a ver com CERTEZA e CONVICÇÃO. Ou seja, passa longe de tudo o que possa se aproximar de meias verdades ou algo que costuma ser usado para chamar a atenção do público: A MANIPULAÇÃO.

 

Manipulação: falsificação da realidade que busca induzir alguém a pensar de determinada forma, manobra que visa ocultar ou alterar a realidade.

 

Para se destacar num mercado cada vez mais competitivo, é provável que sua empresa esteja buscando se sobressair na maneira de se comunicar com seus clientes. Essa intenção também está presente na produção de conteúdo:

 

1 - Propor uma abordagem original e diferenciada;

2 - Apresentar dados positivos para comprovar a eficácia de uma metodologia;

3 -  Elaborar cuidadosamente a descrição de algum produto ou serviço.

 

 Tudo isso é válido, desde que seja feito dentro do campo da verdade.

 

 

 

O alcance do público por meio das emoções

 

Das emoções que mais exercem influência junto ao público, cinco delas se destacam. Parece óbvio, mas não custa repetir: seus clientes são pessoas que possuem emoções, e elas influenciam na tomada de decisão e na hora de escolher entre a sua empresa ou a concorrente, ou até mesmo quando o cliente vai optar por comprar ou não o seu produto ou serviço.

 

1 – Admiração

Conte histórias inspiradoras para seu público, algo que se relacione com seu produto ou serviço.

 

2 – Ansiedade

As pessoas odeiam perder uma oportunidade. Sendo assim, desperte o senso de urgência nelas. Use recursos para que tomem logo a decisão da compra, caso contrário, perderão uma grande oportunidade, ou um desconto imperdível!

 

3 – Felicidade

Histórias com principio, meio e fim. Fale sobre um problema e depois diga como ele foi resolvido. Relacione essa resolução com o seu produto ou serviço ofertado. Sua empresa deve ser uma provedora confiável de soluções. Sim, a sensação de saber que seu problema poderá ser resolvido fará seu cliente mais feliz.

 

4 – Medo

O medo é uma emoção poderosa. Ele faz com que tomemos decisões sem pensar muito, usando muito mais o instinto do que a racionalidade.

 

As emoções estão aí, use-as a favor do seu negócio!

 

 

5 ferramentas poderosas para persuadir seu público e aumentar seus resultados

 

1 – Pra quem você escreve?

Responda esta pergunta antes de pensar na produção de conteúdo. Não escreva apenas sobre sua empresa. Conheça seu público e personalize seu conteúdo para que sua audiência sinta que o que ela consome foi preparado com exclusividade.

SUPER DICA: Depois do nome, “VOCÊ” é a palavra que as pessoas mais gostam de ouvir quando alguém se se refere a elas.

 

2 – Use e abuse das listas

a) A maioria das pessoas apenas escaneia conteúdos pela internet;

b) O formato de lista deixa um texto menos cansativo;

c) As listas ajudam as pessoas a encontrarem mais facilmente o que elas procuram;

d) Conteúdos em lista ou no formato “passo a passo” ajuda na assimilação da ideia que está sendo passada.

 

3 – Storytelling é tudo!

Diante de uma história, as pessoas se identificam com as situações descritas ou ações tomadas. Conheça seu público e conte para ele histórias que exploram valores nos quais ele se identifica. Essa conexão aumentará substancialmente seu poder de influência e persuasão.

 

4 – Palavras persuasivas

Certamente você já ouviu alguém dizer que “as palavras têm poder”. Sim, é verdade, e não estamos falando nada de sobrenatural. Esse poder é real, racional e pode influenciar positivamente a sua produção de conteúdo e te ajudar a atrair e a convencer seu público.

  • PORQUE: garante sentido ao seu argumento, diminuindo a resistência de alguém discordar dele.
  • GRÁTIS: quem não gosta de materiais gratuitos e de qualidade?
  • NOVO: o novo é sempre melhor e mais interessante que o antigo, as pessoas querem possui-lo primeiro.
  • AGORA: desperta o senso de urgência, antecipa a tomada de decisão.
  • AQUI: passa uma sensação de proximidade e pode ser muito efetiva quando usada na combinação “clique aqui!”.

 

5 –  Por fim, o Call to action

A produção de conteúdo da sua empresa sempre deve oferecer ao cliente um destino uma outra etapa a ser alcançada. Isso vai aumentar o poder e a qualidade do conteúdo, além de produzir leads que poderão ser usados estrategicamente em outras fases do processo de persuasão e convencimento.

Ao final de cada conteúdo, utilize recursos como:

- Deixe um comentário;

- Compartilhe em suas redes sociais;

- Cadastre seu e-mail;

- “Clique aqui”

 

 

 

 

Nada de manipulação, só persuasão

 

Viu só como é possível convencer seu cliente sem manipular nenhuma informação sobre seu produto ou serviço?

A produção de conteúdo da sua empresa deve ser pautada pela proposta de valor que seu negócio oferece ao público. Dessa forma, a qualidade da comunicação servirá para atrair e convencer os clientes a optarem pelo que você oferece. E tudo isso será feito com base na confiança e na seriedade, dois atributos poderosos na fidelização de qualquer clientela.

 

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